As últimas semanas de setembro foram marcadas pelos anúncios do YouTube e Spotify sobre suas novas ferramentas de inteligência artificial. Enquanto a plataforma de vídeos do Google trouxe novidades para todo o ecossistema de criação, com recursos que abrangem desde ideias até a edição, o serviço de streaming de música deu seus primeiros passos na era da IA com uma ferramenta de dublagem para podcasters.
Neal Mohan, CEO do YouTube, aproveitou a ocasião para reforçar o propósito da empresa com a novidade: “Facilitar a criação de conteúdo para creators de qualquer lugar é fundamental para o compromisso do YouTube de colocar o poder criativo nas mãos de bilhões de pessoas.
O posicionamento do Spotify foi semelhante: “Acreditamos que uma abordagem cuidadosa da IA pode ajudar a construir conexões mais profundas entre ouvintes e criadores, um componente fundamental da missão do Spotify de desbloquear o potencial da criatividade humana”, disse Ziad Sultan, vice-presidente de personalização da empresa.
Bruno Sartori, especialista em deepfake e CEO da Sintetica.Ai, empresa de produção de conteúdo por inteligência artificial, falou à Forbes Brasil sobre as possibilidades que envolvem as novidades apresentadas por duas das maiores plataformas de conteúdo online do mundo.
Forbes Brasil: Qual será o impacto das novas ferramentas de dublagem por inteligência artificial apresentadas pelo YouTube e Spotify para o ecossistema global de criação de conteúdo?
Bruno Sartori: Por um lado, os criadores de conteúdo terão à disposição uma ferramenta poderosa capaz de superar as barreiras linguísticas e tornar seu conteúdo acessível a pessoas de todo o mundo, em seu idioma nativo, independentemente da língua. Atualmente, para alcançar esse objetivo, é necessário recorrer à dublagem tradicional, o que acarreta em custos elevados de produção e limita a quantidade de material que pode ser criado.
Fonte: Forbes