Esteja você compartilhando sua marca com um colaborador ou comunicando a mensagem de sua empresa internamente para novos membros da equipe, criar um kit de marca é uma maneira simples e direta de reunir todos os detalhes da identidade de sua marca . A consistência é fundamental quando se trata de comunicar e manter a identidade de uma marca – e ter um kit de marca é uma peça essencial do quebra-cabeça.

Você pode pensar em um kit de marca como um conjunto de ativos ou caixa de ferramentas que contém todos os aspectos da identidade visual da sua marca – logotipos, modelos, paleta de cores, fontes e outros gráficos. O objetivo de um kit de marca é consolidar todos os ativos de design da sua marca para que possam ser facilmente acessados ​​e reproduzidos interna e externamente. A consistência visual ajuda a fortalecer a imagem da sua empresa junto ao público e faz com que sua marca se sinta familiar ao longo do tempo. Os kits de marca mantêm todos os ativos visuais e diretrizes da identidade da sua marca em um só lugar, para que nunca haja dúvidas sobre qual versão de um logotipo ou qual fonte usar.

O que deve ser incluído em um kit de marca?

O kit da sua marca deve conter qualquer recurso visual ou gráfico que um designer possa precisar para reproduzir a identidade visual da sua marca – tanto digitalmente quanto impressa.

Logotipo

O logotipo da sua empresa funciona como a cara da sua marca em todas as comunicações visuais. Um logotipo forte incorpora os valores de uma empresa de forma gráfica e serve como um ícone reconhecível mesmo quando o nome da empresa não está presente.

O kit da sua marca deve conter várias versões do seu logotipo, se disponíveis. Isso pode incluir o logotipo principal da sua empresa, o logotipo secundário, logotipos apenas com as iniciais da marca ou logotipos usados ​​como ícones. É uma boa ideia incluir vários tipos e tamanhos de arquivos de seus logotipos no kit da sua marca, para que o designer que os utiliza tenha flexibilidade. Você também deve incluir versões coloridas e em preto e branco de seus logotipos. Aqui estão algumas dicas úteis para criar um logotipo para sua ou empresa.

Fontes

Se você está montando um kit de marca, muito provavelmente é porque sua empresa tem algo a comunicar. E quando você tem algo para comunicar , faça-o por escrito! É aí que entra a importância da tipografia – assim como os outros aspectos da identidade visual da sua marca, as fontes que você usa também devem ser consistentes em toda a comunicação da marca.

No kit da sua marca, certifique-se de incluir as seleções de fontes para sua marca. Coloque a pasta digital que contém a família de fontes selecionada no kit da sua marca para que possa ser facilmente baixada para o membro da equipe que precisar dela. A sua marca usa várias fontes para diferentes tipos de texto? Certifique-se de incluir todos eles em seu kit de marca.

Paleta de cores

Embora possa parecer sutil, as cores que você utiliza nas comunicações da sua empresa são, na verdade, uma parte fundamental da identidade visual da sua marca. Quando você desenvolve uma paleta de cores consistente ao longo do tempo, seu público notará quando algo está errado – musgo não é a mesma cor que verde-oliva! Por esse motivo, é importante incluir a paleta de cores no kit da sua marca. A maneira mais direta e infalível de comunicar sua paleta de cores é reproduzindo os códigos hexadecimais que você usa nas comunicações visuais. Usar a ferramenta conta-gotas para selecionar uma cor em programas de design como o Adobe fornecerá a combinação exata de símbolos que um designer precisa.

um visual de quatro quadrados coloridos

Modelos

Criar modelos para vários tipos de comunicação – postagens em mídias sociais , memorandos internos, apresentação para clientes, banners , etc. – é uma forma eficaz de economizar tempo e garantir que sua comunicação visual seja consistente. Inclua esses modelos de marca em seu kit de marca para que seu designer tenha um ponto de partida estabelecido. Criar conjuntos de modelos para incluir em seu kit de marca também pode ser útil – se você tiver algumas maneiras de modelar uma postagem do Instagram , crie um conjunto de modelos do Instagram. Esses subconjuntos podem residir em um conjunto maior de modelos de mídia social. Quanto mais organizado você for com seus templates e conjuntos de templates, mais fácil será reproduzir a identidade visual da sua empresa.

Fonte: Microsoft